http://www.paisefilhos.eu/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/849932cab_consultorio_osteopatia.jpglink
Osteopatia

Cabeça achatada

alt«Tenho um filho de nove meses e meio, e desde quando ele tinha um mês e meio percebi que a cabecinha estava mais achatada do lado direito devido à posição em que ele dormia (de barriga para cima e com a cabeça virada para direita). O pediatra aconselhou-me a virar a posição da cabecinha para a esquerda. Eu coloquei-o para dormir até de lado e ajudou um pouco, mas ainda a acho bem achatada. Será que ainda pode melhorar?»


altMuito provavelmente o seu filho teve um plagiocefalia, achatamento da cabeca, secundaria a um torcicolo postural. Isto acontece devido ao posicionamento intrauterino ou devido ao esforco do parto e pode ser corrigido por um osteopata pediátrico. Deve mesmo ser corrigido, para que o crescimento não seja feito com compensações do sistema musculo-esquelético.

Vanessa Faria Lopes

   

Pés planos

alt«Tenho 16 anos e possuo 'pé plano'. Todas as vezes que faço o que eu mais gosto, que é patinar, a minha parte interna do pé dói muito. Fui a um ortopedista e a única coisa que me disse é que a dor é por causa dos pés planos. Gostaria de saber se há alguma forma de reverter esses meu pés para que eu possa patinar normalmente como qualquer outra pessoa.»

   

Torcicolo

«Tenho uma bebé de três meses e tenho notado que a cabeça dela fica sempre caída para o mesmo lado. Gostaria de saber o que pode ser isso e como resolver essa questão.»

 

Com base na sua descrição, o que a sua bebé provavelmente tem é um torcicolo, o que, normalmente, não é difícil de corrigir. Geralmente, os torcicolos surgem na sequência do crescimento intra-uterino onde os bebés, por vezes, adoptam posições do corpo e do pescoço já com orientação de rotação, as quais, com o parto e crescimento pós-parto, têm tendência a ter uma assimetria de crescimento e daí surge o torcicolo. A correcção de um torcicolo deverá ser feita por um osteopata com especialização em pediatria e deverá ser corrigido com alguma brevidade, a fim de limitar as compensações que o corpo possa fazer.

Vanessa Faria Lopes

   

Noites mal dormidas

«Sou mãe do Afonso Godinho, que foi seu paciente há um ano por causa de um torcicolo e problemas alimentares com cólicas constantes. Neste momento o Afonso tem 20 meses e dorme bem a primeira parte da noite, normalmente até às duas ou três da manhã. A partir daí, não consigo que fique na cama dele e mesmo na nossa senta-se, atira com a cabeça e com o corpo meio a dormir para cima de mim ou do pai e,às vezes, até começa com gemido. Acha que a osteopatia o pode ajudar?»

 

   

Editorial.

Prazeres simples

alt

A felicidade está na moda. É tema de livros e dissertações, mote de fotografias e exposições. E receitas não...

Consultório

 "O meu filho, que fez recentemente quatro anos, vive intensamente esta altura do ano. Ainda acredita no Pai Natal e acha que é ele quem lhe traz as prendas. Ainda...

Leia Mais